Vitória, uma cidade para curtir com as crianças

Por Fernanda Con’Andra (via Mãe Em Dupla Jornada)

Praia de Camburi (Foto: Divulgação)

Quando temos crianças em casa, viajar nem sempre é fácil para nós, mas para eles é sempre uma grande aventura. Uma boa é procurar um local onde elas possam desfrutar roteiros com passeios ao ar livre, restaurantes adequados para crianças, parques públicos em bom estado, praia, mar e curtição no calçadão com direito à peixe frito e água de coco geladinha, bons hotéis (que vão dos econômicos aos luxuosos). Vitória, capital do Espírito Santo, possui todos esses atrativos. Tem charme com belas residências, ruas limpas, um dos trânsitos mais educados do país, belas das praias e das tradições históricas e gastronômicas. Pode arrumar as malas tranquilamente para dias de diversão com qualidade de vida.

Falo isso com propriedade. Estar em Vitória é resgatar minhas origens. Sou capixaba, nasci em Vitória e me mudei em 2008 para o Rio para trabalhar. Quando estou na cidade fico no bairro Jardim Camburi, que eu amo! Isis tem 2 anos, é carioquinha, mas vem a Vitorinha (como chamamos carinhosamente a cidade) desde que estava em gestação. Ou seja, é uma carioca com sangue capixaba. <3 À medida que ela vem crescendo, estou descobrindo uma cidade com atrações para crianças. Então, vou te dar as dicas que encontrei (por enquanto) e que tenho curtido com ela.

Vitória com as crianças

Praias

Isis brincando na praia de Camburi, em Jardim Camburi (Foto: Álbum de Família)

Eu gosto da Praia de Camburi (Vitória) pela faixa de areia enorme, coqueiros, quiosques, chuveirões e vendedores de bebidas e comidas. Durante à manhã e à noite a praia forma uma linha de areia molhada que permite que crianças brinquem à vontade. Isis simplesmente ama! Ao longo da praia há estacionamento na rua e sempre tem um lugarzinho para deixar o carro. É a minha preferida porque é beeeeem pertinho do nosso apartamento em Jardim Camburi, logo, vou à pé. No domingo, fecham parte da avenida Dante Michelline para recreação. Num passeio pelo píer, pode te dar a sorte de avistar tartarugas marinhas e peixes. São 6 km de extensão com um calçadão incrível! A praia emgloba os bairros de Jardim Camburi, Jardim da Penha e Mata da Praia. Frequentei muito esse lugar na minha infância e adolescência.

A praia da Ilha do Boi (Vitória) tem águas claras, calmas e pequena faixa de areia. A extensão é pouca, mas muito bacana para ir com as crianças. Não tem quiosques, mas alguns vendedores de picolé, cereja, petiscos e coco. Se for de carro, tenha paciência, os estacionamentos ficam lotados. É um bairro de difícil acesso de ônibus. Vale à pena o passeio e o visual maravilhoso das mansões.

Praia da Costa e Itapoã (Vila Velha) tem os points nos “Posto 9” e “Beverlly Hills”. A areia e o mar são muito concorridos, o estacionamento na rua existe, mas também é muito disputado. Repleta de gente linda e de bem com a vida, a praia tem parquinho na areia. A orla foi revitalizada com ciclovia, quiosques e pista de caminhada. É um lindo lugar para as crianças brincarem no fim da tarde.

Parques com entrada grátis

Das mais antigas as mais atuais, proporcionam diversão para a família toda! A maioria delas tem feiras de artesanato e gastronomia nos finais de semana, eventos diversos e área de lazer para correr, andar de patins, bicicleta, skate, parquinho com brinquedos em bom estado.

Praça dos Namorados: recebe moradores das redondezas e turistas que aproveitam para praticar esportes e apreciar vista. Nos finais de semana, abriga a Feira de Artesanato Artes na Praça, que oferece artesanatos e comidas típicas. Essa feirinha tem mais de 20 anos de tradição. (Avenida Saturnino de Brito, 1075, Praia do Canto).

Praça do Papa (Foto: Samira Gasparini/Prefeitura de Vitória)

Praça do Papa: Possui parque infantil, área de eventos, dois restaurantes – um deles especializado em frutos do mar – e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante. Aproveite para se encantar com a vista da baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Visite nesta praça o Museu do Projeto Tamar, a Cruz Reverente, monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. A Rosa dos Ventos, coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação. (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n)

 

Praça da Ciência – Vitória ES (Foto: Divulgação)

Praça da Ciência: Oferece, gratuitamente, conhecimento e diversão de frente para o mar. Tem estacionamento na rua e as crianças brincam sob a orientação de monitores durante a visita. O local é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados principalmente à Física. Nelas, os monitores ensinam como montar experimentos utilizando materiais simples. O Relógio de Sol, por exemplo, é construído com papel cartão e latas de refrigerante. É um local muito querido pelos “pequenos cientistas”. Para grupos e escolas, é preciso agendar ligando para (27) 3345-0882. Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 8 às 12h. (Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá. Próximo à Curva da Jurema)

Parque Botânico Vale. Administrado pela empresa Vale, o parque botânico parque possui trilhas ecológicas, 140 espécies de plantas, aves e animais silvestres. O Parque está localizado dentro do Cinturão Verde da Vale e é uma excelente opção para passar o dia com os amigos e a família num piquenique e tem uma programação muito animada. O Jardim Sensorial tem estrutura que ajuda a explorar os cinco sentidos, estimular o equilíbrio, a percepção, o desenvolvimento físico e mental. Além disso, nele as crianças podem aprender sobre cores, plantas e animais, entre outros elementos da natureza. Para gastar a energia da menina, corra playground com brinquedos de madeira! Ainda dá pra fazer um passeio bacana no ônibus da companhia e partir no tour dentro do complexo Vale. Mas para fazer o tour ou a caminhada ecológica é necessário ligar para agendar (27 3333-6200). Av. dos Expedicionários, s/n – Jardim Camburi, Vitória – ES)

Parque Botânico Vale

O Parque Pedra da Cebola está localizado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, em Vitória. Tem esse nome porque foi construído ao redor de uma pedra com formato que lembra uma cebola. É um lugar muito verde com Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local e ótimo para deixar as crianças se divertirem ao ar livre, fazer piqueniques, ler, praticar esportes e meditar. Tem um laguinho com patos, tartarugas e peixes, além de uma fazendinha e um Centro de Educação Ambiental (CEA). Também conta com jardim oriental e um mirante. Tem estacionamento e é possível chegar de ônibus. (Ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino e Av. Fernando Ferrari)| (27) 3327-4353 | Deterça a domingo, das 5 às 22 horas.

 

 

Onde comer

A Confeitaria Monte Líbano é ideal para um pequeno almoço ou lanche reforçado à tarde. Com grande variedade de doces, pães, sucos, bolos, tortas e salgados é uma opção bacana e nada diet para repor ou ganhar energias nos dias de passeio. Também oferecem linha vegetariana. A confeitaria está presente nos bairros Santa Lúcia, Parque Moscoso (Centro de Vitória), Jardim da Penha, Praia do Canto e na Praia da Costa (Vila Velha). Funciona todos os dias.

Espaço Kids do restaurante Ilha do Caranguejo (Foto: Divulgação/Facebook)

A Ilha do Caranguejo é um restaurante tipo boteco especialista em caranguejo e frutos do mar, em Jardim Camburi. Já na entrada as crianças se divertem com uma enorme escultura de caranguejo dando boas-vindas. Dentro, além de delícias marinhas como caranguejos, anéis de lula, peixe frito, moqueca capixaba, massas com frutos do mar e sobremesas, há amplo espaço para crianças brincarem que funciona sob a supervisão de monitores.

Para quem gosta de churrasco a minha dica é o Coronel Picanha, localizado em Jardim Camburi, foi eleito o “Melhor Bar do Estado” pelo concurso “Roda de Boteco”. Também possui espaço kids.

Vai de hambúrguer? Experimente lanchar à noitinha no Hamburgão. Também em Jardim Camburi, tem na minha opinião a melhor maionese caseira temperada do mundo! Frequento o lugar desde a minha adolescência quando nem era esse nome… rsrsrsrsrs Lá eu sempre peço o X-Egg Bacon com batata frita e peço maionese extra, obviamente!

Outros lugares

Museu Vale (Foto: Divulgação)

O Museu Vale funciona na antiga sede da estação da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Vila Velha, mantém uma exposição permanente sobre a história da ferrovia com peças, objetos e placas usadas na época e além de receber exposições de arte contemporânea. O museu tem uma maquete enorme que ocupa uma sala toda representando a estrada de ferro. Do lado de fora, é possível visitar o trem Maria Fumaça, de verdade, da década de 1940. (Av Leopoldina, s/n – Argolas – Vila Velha/ES | (27) 3246-1443 | De terça a domingo das 10h às 18h, e sextas, das 12h às 20h)

Museu do Projeto Tamar (Foto: Divulgação)

O Museu do Projeto Tamar está localizada na Praça do Papa é um programa muito especial para fazer com as crianças. Elas podem ver o cuidado e carinho com as tartarugas marinhas e terem um contato real sobre educação ambiental. É diversão garantida ver as tartarugas sendo alimentadas, nadando e tomando sol. Os visitantes podem ajudar a alimenta-las. O visitante conta com um mirante para apreciar a vista da baía de Vitória e da Cidade. A área tem espaços para descanso, bebedouro, e uma loja de produtos TAMAR, que ajudam o Projeto a viabilizar o trabalho de conservação das tartarugas marinhas. Demais, né? (Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700ª | (27) 3225-3787 | tamarvitoria@tamar.org.br | Agendamento necessário apenas para escolas e grupos. Aberto diariamente no verão das 8:30 às 18:00 horas)

Convento da Penha

O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado em Vila Velha. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado. Além da bela vista de Vila Velha e Vitória, é um lugar para agradecer, fazer uma oração, trazer lembrancinhas, pagar promessas e pedir mais e mais força. Pra mim, é um lugar abençoado. Sempre que estou em Vitória passeio por lá. Ah! Mostre para as crianças os miquinhos saguis que ficam perambulando pelas árvores. É lindo!

 

 


Leia também: Viagem. Voltando às origens no bairro Jardim Camburi, em Vitória

 

Seja o primeiro a comentar