Aprenda a criar seus próprios adesivos de azulejos

O DIY (Do it yourself ou faça você mesmo) está cada vez mais em alta. Muitas pessoas estão criando seus próprios projetos de decoração, como forma de renovar o visual da casa sem gastar muito. Uma das novidades que está arregimentando mais adeptos são os adesivos que reproduzem estampas de ladrilhos hidráulicos. É possível imprimi-los em casa, que podem ser aplicados em ambientes variados. O ladrilho hidráulico tem sido bastante procurado por decoradores e interessados em dar uma cara nova a seus espaços.

Entretanto, antes de começar a planejar o projeto, é preciso verificar quais impressoras atendem aos requisitos mínimos e quais materiais utilizar. De acordo com Cindy Stefani, diretora da Creative Copias, a opção se torna ainda mais viável para quem utiliza o modelo jato de tinta com frequência. “Nesse caso, a pessoa vai precisar apenas do papel do adesivo. Pois poderá utilizar o suprimento de tinta que já possui no equipamento”, explica.

Ideias

Valor Atemporal - Adesivo de Azulejo (1)De maneira geral, adesivos têm sido cada vez mais usados na decoração, seguindo a tendência DIY (Do It Yourself). Além de representar uma solução mais barata e personalizável, a aplicação é fácil, bem como a substituição por novos adesivos. Eles podem ser colocados em paredes de banheiro ou decorar a parte superior da pia da cozinha. Dão também um ar retrô e colorido abancadas de cozinhas americanas e podem enfeitar portais e molduras de janelas.

O ladrilho hidráulico está entre os queridinhos dos decoradores. A sua enorme variedade de cores e desenhos podem criar um diferencial para o ambiente. No entanto a ideia pode sair um pouco cara, já que a peça de ladrilho custa entre R$7 e R12 cada, além da mão de obra e materiais para colocação. Por isso, muitos têm optado pelos adesivos que criam um efeito muito semelhante aos da peça original.

Valor Atemporal - Adesivo de Azulejo (3)Para projetos como esse, o ideal é utilizar uma impressora jato de tinta, cartuchos de tinta eco-solvente (link) e um kit bulk ink. O pacote com 10 folhas de vinil adesivo para jato de tinta custa em torno de R$20 reais. É possível usar também folhas de papel fotográfico adesivo comum, que podem ser encontradas nas versões fosca (sulfite), reciclada e glossy (brilhante). O adesivo de papel glossy tem vantagem sobre os demais porque a impressão fica resistente à água, mesmo com tinta corante. Apesar disso, não poder ser limpo com pano úmido. 

Se animou em fazer? Veja então o passo a passo de como imprimir adesivos para azulejos.

Valor Atemporal - Adesivo de Azulejo (5)1 – Escolha algumas imagens de estampas ou outras ilustrações e cores diferentes. A Internet está cheia delas. Dica: você pode usar só um estilo de estampa, alternando as cores, ou alternar duas figuras como em um tabuleiro de xadrez. Vale também usar várias figuras diferentes, que dá um ar mais pop ao ambiente.

2 – Utilize folhas de vinil adesivo (link) para impressoras jato de tinta. Esse tipo de adesivo é o mais indicado, pois, além de durar mais, é lavável.

3 – Coloque o papel adesivo de vinil na bandeja da sua impressora jato de tinta. Certifique-se de lado o vinil do papel está voltado na direção indicada pelas setas ou diagrama da impressora.

3 – Vá em “Arquivo”, e depois em “Imprimir”. Clique em “Propriedades” ou “Preferências de impressão”. No menu “Tipo de papel”, selecione “papel fotográfico brilhante” ou “papel fotográfico mate”, de acordo com a textura do seu vinil adesivo, que pode ser brilhante ou fosco.

Valor Atemporal - Adesivo de Azulejo (6)4 – Remova as impressões da bandeja e deixe descansar por cerca de 15 minutos, para secar.

5 – Recorte os adesivos com um estilete quadrados de 15 cm x 15 cm, ou de acordo com o tamanho dos azulejos da sua parede.

Pronto, basta colocar! Ao colar um por um, é preciso tomar cuidado para que os adesivos fiquem bem alinhados e sem bolhas.

Esses adesivos podem ser aplicados diretamente nos azulejos ou na parede da casa. Passe um pano com álcool ou algum produto desengordurante antes da colagem, para retirar restos de sujeira e garantir uma melhor aderência. Para limpeza, use um pano levemente úmido, mas não muito, a fim de que não solte a tinta da impressão.