STEAK TARTAR

VICTORIA. Tartare de Salmão com abacate, manga, ovas de massago e chips de gengibre (R$38,50). Rua Mário Ribeiro, nº 410 – Lagoa. Tel.: 2540-9017. Funcionamento: segunda a domingo. www.complexovictoria.com.br (Foto: Daniel Ramalho)

O STEAK TARTAR (ou Steak Tartare) é um prato condimentado feito à base de carne de boi crua picada à faca e temperado, de modo geral, com mostarda Dijon, cebola roxa, alcaparras, pimenta, sal, gema de ovo de codorna, molho inglês, conhaque, entre outros. Presente nos restaurantes franceses e em alguns alemães, a receita ganhou versões com peixes e frutas. Sua origem é alemã, mas sua popularização e charme foram dados pela França. O prato – que pode ser serviço acompanhado por batata frita sequinha e crocante, salada ou torradinhas – ganhou ainda mais elegância ao ser harmonizado com vinho. E atenção! Nada de carne moída! A carne crua deve ser picadinha com faca bem afiada.

Sobre a origem do steak tartar, diz a lenda que ele surgiu na Europa Central quando povos bárbaros traziam suas caças cruas sob a sela do cavalo para que após a montaria estivem macias e salgadas pelo suor do animal podendo, então, serem consumidas pelos nômades tártaros. No entanto, em 1924, a edição do livro The Cambridge Medieval History afirma que hunos e tártaros colocavam tiras de carne salgada entre o cavalo e a sela com o intuito de sarar as feridas provocadas pelas longas jornadas. Seja como for, comer carne picada crua virou tradição por aqui também.

Bon Appétit!

 

Seja o primeiro a comentar