‘Star Wars’ perde Peter Mayhew, o Chewbacca original

Ator morreu aos 74 anos. Britânico interpretou personagem na trilogia original e se despediu do papel em ‘O despertar da Força’, em 2015.

Peter Mayhew, ator britânico que deu vida a Chewbacca nos filmes da trilogia ‘Star Wars‘, morreu aos 74 anos, em sua casa no Texas (EUA). A informação foi divulgada pela família dele por meio do Twitter. O artista se despediu do papel em 2015 quando interpretou o personagem em ‘O despertar da Força’. Ele estreou como ator em “Star Wars: Uma nova esperança” (1977).

Mayhew apresentava dificuldades de locomoção e chegou a passar por uma cirurgia na coluna em julho de 2018 para melhorar sua mobilidade. Ele foi um dos responsáveis por treinar o “novo” Chewie (apelido de Chewbacca), atualmente interpretado por Joonas Suotamo, ator finlandês de 31 anos, jogador de basquete e 2,09 metros de altura. Suotamo, participou do filme “Star Wars – Os Últimos Jedi” e aparecerá novamente em “A ascensão Skywalker”.

Na série Star Wars, Chewbacca pertence a raça Wookiees, espécie alta e peluda, e é o co-piloto da nave Millennium Falcon e o melhor amigo de Han Solo (Harrison Ford). Nascido no planeta Kashyyyk, o alienígena participou de seis dos nove filmes da franquia. Além de muito temperamental, Chewie é um excelente mecânico, muito inteligente. Wookiees podem viver até 400 anos.

Repercussão entre os atores de Star Wars

“Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em ‘Star Wars: O despertar da Força’. Ele colocava seu coração e alma no papel de Chewbacca e isso aparecia em cada frame dos filmes, desde sua corrida batendo os joelhos até cada movimento sutil de sua cabeça e boca. Para ele, a família de ‘Star Wars’ significava muito mais que um papel em um filme.”, diz o comunicado, sobre sua última atuação como o personagem.

Harrison Ford afirmou que os dois se tornaram amigos fora das telonas. “Fomos parceiros nos filmes e amigos na vida por mais de 30 anos e eu o amava. Ele investiu sua alma no personagem e trouxe grande prazer ao público de ‘Star Wars’. Chewbacca foi uma parte importante do sucesso dos filmes que fizemos juntos. Ele sabia quão importante eram os fãs da franquia para seu sucesso contínuo e era devotado a eles. Eu e milhões de outros nunca vamos esquecer Peter e o que ele nos deu. Meus pensamentos estão com sua querida mulher, Angie, e seus filhos. Descanse em paz, meu querido amigo.”

Mark Hamill, intérprete do herói Luke Skywalker, também se manifestou através do Twitter. “Ele foi o mais gentil dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir, e um amigo leal que eu amei muito. Sou grato pelas memórias que compartilhamos, e sou um homem melhor apenas pelo tê-lo conhecido. Obrigado, Pete.”

Em vez de flores, doação em dinheiro

Peter Mayhew deixa a mulher, Angie, que se torna a responsável pela Fundação Peter Mayhew, e três filhos. A entidade fundada pelo ator ajuda pessoas em situações de crise. Serão realizados dois funerais: um para os fãs e outro para família e amigos.

“Ao invés de presentes e flores, a família pede que vocês considerem doações à fundação, para que eles possam continuar seus esforços em ajudar a comunidade”, afirma o comunicado da família, em referência à Fundação Peter Mayhew.

Seja o primeiro a comentar