“Smells Like Teen Spirit” do Nirvana completa 25 anos

A música “Smells Like Teen Spirit” gravada pela banda Nirvana completou 25 anos e continua na memória dos fãs. Muitos guardam com saudosismo o disco Nevermind. Pode acreditar! Parece que foi ontem, mas já tem um quarto de século que um dos mais tocados singles de todos os tempos foi lançado nas rádios.

anuncio-nirvana-smells-300x244Foi exatamente em 17 de Agosto de 1991 que o grupo se reuniu para gravar o clipe oficial de “Smells Like Teen Spirit”, a partir, como um meteoro, a canção invadiu praticamente todas as casas do planeta. A banda Nirvana entrava para a história da música e se tornava atemporal. Uma curiosidade: os integrantes fizeram flyers e distribuíram em Los Angeles convocando jovens de 18 a 25 anos com personalidade “high school” e estilo “mauricinho, nerd, punk ou atleta” para participarem como figurantes na gravação do clipe. Aliás, foi Kurt Cobain que pediu pra que ao final do dia os figurantes quebrassem tudo no set, liderando uma verdadeira revolta que foi filmada e rendeu uma das cenas mais marcantes do clipe oficial. Quem viveu a adolescência ou juventude nos idos de 1991 deve lembrar que o álbum ficou esgotado por mais de 40 dias, afinal, a gravadora não esperava o sucesso estrondoso do grupo grunge liderado por Kurt Cobain.

O clipe foi inspirado pelos filmes: Rock N’ Roll High School (do Ramones, de 1979) e A Um Passo do Abismo (1979), onde um grupo de jovens destrói o próprio colégio. Na época, estima-se que o orçamento do clipe tenha girado em torno de 50 mil dólares, valor baixíssimo.

Detalhe, dias antes do sucesso estrondoso o Nirvana tocou as músicas de Nevermind dentro de uma loja de discos em Seattle num palco improvisado. Para nossa alegria, uma das 200 pessoas que assistiam ao show gravou a cena histórica da banda que explodiu em popularidade e fãs no dia seguinte. A gravação está disponível no Youtube, mas você pode assistir agora dando play no vídeo abaixo.

 

 

Seja o primeiro a comentar