Saiba como preparar sua cozinha para instalar um cooktop

Eles são o sonho de consumo de muita gente. Super tendência em decoração de cozinha os cooktops, aqueles fogões fininhos, fixados sobre bancadas de granito ou fórmica, deixam o espaço estiloso e agradar quem gosta de tirar onda de chef. Basta dar uma voltinha pelas seções de eletrodomésticos para encontrar pessoas dando “espiadinhas” nos modelos disponíveis no mercado. Prático e com design diferenciado a instalação é por vezes simples, mas é preciso estar atento a itens que vão desde o planejamento dos móveis que receberão o cooktop e o forno embutido, a manutenção e uso do equipamento. “Seguir as recomendações dos fabricantes faz toda a diferença para funcionamento ideal do produto”, informa Kelly Costa, gerente de marketing e produtos da Mabe.

decoração com cooktopFatores que merecem atenção na instalação dos cooktops são:

1. Tomadas: é importante que as tomadas fiquem fora do nicho, a uma distância mínima de 30cm do ponto de gás.

2. Pia: Se a pia estiver instalada na mesma bancada, é sugerido manter uma distância mínima de 45 cm, para evitar respingos.

3. Geladeira: o ideal é que a geladeira esteja distante do cooktop e forno. Se não for possível, uma alternativa é calcular um afastamento mínimo de 10 cm entre as peças e colocar uma divisória de drywall ou madeira. Isso fará com que não haja aumento do consumo de energia.

4. Nicho para forno: na hora de calcular o tamanho do nicho que receberá o forno, preveja uma distância de 5cm entre a peça e o fundo do nicho (nas laterais e parte de trás), a fim de promover a ventilação.

Cooktop Dako chega ao mercado em duas versões, uma com quatro e outra com cinco bocas.
Cooktop Dako chega ao mercado em duas versões, uma com quatro e outra com cinco bocas.

5. Bancada: deve ser resistente a altas temperaturas (até 90º C) e ter espessura entre 2cm e 6cm, para suportar o peso do eletrodoméstico. Geralmente são feitas em granito, mas há opções em materiais compostos de pedra que podem ser utilizados.

Pulo do Gato! É importante saber as medidas do cooktop antes de encomendar a bancada – preste atenção na profundidade e laterais, para que seja possível sustentar o produto e ventilá-lo, ao mesmo tempo. Para isso, compre o cooktop antes da bancada. Desta forma, o profissional da marmoraria vai recortar a pedra a partir das medidas exatas.

6. Instalador autorizado: chame um profissional autorizado para fazer o serviço de instalação com precisão.

Seja o primeiro a comentar