Dê fim as formigas, traças e outras pragas domésticas

Não estamos sós. Nossa casa corre o sério risco de ser invadida por insetos e outras pragas, ainda mais quando o lixo urbano só aumenta e o calor também… Mas, antes de gritar por socorro, se esconder (esse é o meu caso), se descabelar ou correr para pegar venenos e inseticidas artificiais, é preciso saber que, em geral, esses produtos possuem em sua composição substâncias e agentes químicos danosos ao nosso organismo e que podem ser bastante perigosos também para gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação. Você já deve ter percebido que eles sempre correm quando pegamos o aerossol.

Livre das pragas e insetos domésticos (3)Mas os insetos nem sempre trazem apenas malefícios. As formiguinhas, comuns em todo tipo de residência, ajudam a controlar baratas porque comem os seus ovos, além de larvas de pulgas e traças. Já as aranhas, se alimentam de mosquitinhos e outros insetos.

Partindo deste ponto de vista, talvez uma boa alternativa seja controlar a proliferação de alguns tipos de insetos por meio de barreiras naturais. Existem várias técnicas de controle de baixo custo e bastante eficazes. Para te ajudar a se livrar desse problema, conversamos com Alexandre Ortega, idealizador da Franquia DDO, anote e compartilhe com seus amigos estas dicas infalíveis.

Formigas domésticas

. Para controlar esse tipo de formiga o ideal é manter sempre a cozinha limpa, vedar todas as embalagens de alimentos e armazená-los em locais de difícil acesso para insetos em geral. Você pode fazer uma solução com vinagre e água, para limpar todos os armários e superfícies da cozinha. O vinagre deixa um odor desagradável às formigas.

Livre das pragas e insetos domésticos (4). Recipientes com geleias, molhos, mel, xaropes e doces em geral podem ser colocados dentro de uma vasilha rasa com água, que vai formar uma barreira, acrescente gotas de detergente para deixar a solução mais eficaz.

. Vede todos os locais que podem servir como porta de entrada para as formigas. Para isso use selantes de silicone, betume, cola ou gesso.

. Uma mistura de detergente com bicarbonato de sódio e água ajuda a manter formigas longe de canteiros de janela. Espalhe uma linha fina dessa solução na área de onde vêm as formigas.

. Folhas de louro guardadas dentro ou junto a potes de açúcar e farinha podem manter as formigas longe desses alimentos.

. Se o seu problema for a formiga-de-cupim, que ataca e destrói a madeira estrutural das edificações, fique atento e busque auxílio profissional!

Traças

Livre das pragas e insetos domésticos (2). A limpeza regular de armários e gavetas é fundamental. Usar o aspirador pode facilitar o trabalho, e além de eliminar a sujeira, é possível também acabar com ovos e larvas de traças, entre outros tipos de insetos.

. Evitar acumular papéis, jornais, revistas, livros pode ser uma saída, mas se você ainda precisar guardar esses itens na sua casa, mantenha-os em local sempre arejado, limpo e que receba luz do sol. Traças adoram umidade e poeira.

. Traças odeiam aromas cítricos. Folhas picadas de capim limão, também conhecido como chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira (não confundir com erva cidreira) podem rechear saquinhos de tecido e virar sachês perfumados que vão afastar as traças e ainda perfumar gavetas e armários.

. Outros tipos de sachês como os feitos com serragem de cedro, grãos de pimenta-do-reino, lavanda e cravo também são muito eficazes e perfumados. O cedro, especificamente, ainda ajuda a combater o mofo. Cascas secas de limão também cumprem bem o serviço.

De maneira geral, muitos insetos domésticos não gostam de cheiros cítricos. Então use e abuse dos óleos essenciais de menta, lavanda e cravo para desodorizar sua casa e afastar possíveis pragas. Cultivar pés de hortelã (especialmente a hortelã-pimenta), alfazema, louro, cânfora também podem ser uma ótima solução para manter insetos longe da sua casa. Tanto os óleos diluídos em água quanto as plantas e sementes transformadas em chás podem ser borrifadas em locais estratégicos da casa com o auxílio de um frasco com spray.

Baratas

Outro tipo de inseto que está entre os mais temidos são as baratas. Fez cara de nojo? Uma das principais formas de mantê-las longe é cuidando dos ralos, tampando-os com grelhas. Já as baratas francesinhas, bem pequenas e capazes de se reproduzir muito rapidamente, são uma verdadeira praga. Argh! Presente em cozinhas, ficam zanzando em busca de alimentos.

Seja o primeiro a comentar