Livro “Arqueologia de um poema romântico” retrata os marcantes anos 70

A Idea Editora acaba de lançar “Arqueologia de um poema romântico – anos 70”, do médico José Antônio Garbino. O livro retrata uma época de fortes transformações culturais entrelaçadas a um momento pessoal de um estudante de medicina no auge de sua vida poética.

José Antônio Garbino* trata da realidade coletiva ao narrar em versos a passagem da juventude para a idade adulta e abre espaço para outras vozes, explorando o sofrimento, os desejos e angústias. São experiências poéticas pessoais e coletivas, da época em que viveu em repúblicas e vagava pelas noites atrás de amores. Era um momento em que ainda estava tateando a vida, influenciado pelos filósofos existencialistas e pelo pensamento antiditadura.

As 128 páginas que compõem o livro foram montadas com os escritos que estavam perdidos. “Eu desenterrei peça a peça, limpei cuidadosamente e depois as estruturei em um corpo novo. Foi um trabalho de arqueologia”, explica o autor. J.A.Garbino teve coragem de voltar ao passado, 40 anos depois, e rever uma época marcante (os anos 70). A incerteza da juventude e do momento, a novidade da liberdade sexual, resistências e utopias.

As poesias e poemas descrevem esse período de produção poética como: Perplexidade com o porvir, Romantismo Desvairado dos estudantes e as atitudes libertadoras que os descrevem, Melancolia do desencanto com a realidade, com o “destino”, e, finalmente, a Catarse, já na passagem para a década seguinte, em que o autor mostra em seus versos um amadurecimento e uma postura mais realista. O livro também traz ilustrações e fotos do próprio autor, que esteve na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) deste ano. Segundo ele, essas representações eram uma maneira de participar da cultura estudantil da época e retratar as incertezas vividas.

*José Antônio Garbino é um entusiasta, trafegando pela ciência, letras e artes plásticas. Ele é médico, doutor em ciências, coordena o Programa de Ensino em Neurofisiologia Clínica do Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru e autor do livro “O Professor e o fabricante de para raios, Ensaios sobre quase tudo”.

 


Marca: Idea Editora

I.S.B.N.        9788588121805

Referência     9788588121805

Número de páginas  128

Idioma Português

Acabamento  Brochura

Número da edição    1

Ano    2017

Valor sugerido 26,00

Onde encontrar: Livraria Saraiva | Livraria Cultura | Idea Editora (online)

Seja o primeiro a comentar