Vitória, a Ilha do Mel no Espírito Santo

Com 46.078 km², o Espírito Santo abriga 3.578.067 moradores. Sua capital é Vitória e o estado faz limites com a Bahia, Oceano Atlântico, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como opção de fazer turismo o Espírito Santo possui inúmeras opções de lazer, comercio, serviços e trabalho. Sua capital é a ilha Vitória.

Mesmo com números não muito otimistas para quem busca emprego em terras capixabas (aumento do desemprego e a queda no rendimento do trabalhador) o estado se destaca no quesito “distribuição das riquezas”. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em setembro deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado ficou com o quarto menor ‘Índice de Gini’ para o rendimento médio mensal de todos os trabalhos das pessoas de 15 anos ou mais de idade. O indicador mede a distribuição da renda e aponta que quanto mais próximo de zero, menos concentrada é a divisão das riquezas. Com um índice de 0,453, o Espírito Santo só ficou atrás de Santa Catarina, Rondônia, e Acre. Na comparação com a média nacional, o número capixaba também é melhor, já que o índice do Brasil é de 0,498. O resultado é um significativo avanço em relação a 2012, quando o estado ficou na 11ª posição do ranking. Digno de destaque em qualidade de vida, quem visita suas cidades sempre promete voltar.

Ilha de belas paisagens 

Vitória, capital do Espírito Santo, é o ponto de partida para a maioria das rotas turísticas do Estado. A cidade, apelidada de Ilha do Mel, é uma das três ilhas-capitais do país e tem o desenvolvimento sustentável como uma de suas marcas. Grandes oportunidades de negócios estão alinhadas com a preservação de sua história, cultura, portos e seus ecossistemas.

Porto de Vitória
Porto de Vitória

A cidade é um ótimo lugar para se viver. Extremamente aconchegante, a cidade está entre as dez melhores do Brasil para trabalhar, sua economia está baseada nas atividades portuárias – Porto de Vitória e o Porto de Tubarão, considerados importantes complexos portuários do país, no comércio e na prestação de serviços. Vitória ocupa o segundo lugar no ranking de desenvolvimento municipal, possui o terceiro melhor índice de desenvolvimento humano e o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

turismo de negócios e eventos - Vitória Espírito SantoOutro segmento econômico de Vitória, que vem registrando crescimento acima da média nacional, é o turismo de negócios e eventos. Executivos de diversas áreas visitam a cidade constantemente. Para atender a esta nova demanda, há um forte investimento na infraestrutura hoteleira, espaços para eventos, restaurantes e dos demais serviços ligados ao segmento. Mas o turismo de lazer não tem ficado para trás.

Turismo e Lazer 

Fundada em 1551, Vitória conserva vários patrimônios arquitetônicos como casarios, igrejas, palácios e escadarias. A maior parte desse acervo está no Centro da cidade, cuja riqueza histórica, beleza de seus parques, suas várias praias, mirantes e características econômicas atraem turistas nacionais e internacionais.

Vitória Espírito Santo Praia de Camburi
Praia de Camburi
Curva da Jurema
Curva da Jurema

Um passeio e mergulho na Praia de Camburi, uma das mais belas do estado, não pode faltar durante sua viagem a Vitória. São cerca de 5 km de extensão. Seu foi completamente revitalizado com quiosques de onde saem deliciosos petiscos da culinária capixaba, ciclovia, espaço para caminhada e corrida, área para patinadores e skatistas. Na areia, os frequentadores jogam futebol, vôlei, futvolei, altinho, praticam corrida, frescobol. Seu mar permite ainda a pesca oceânica e esportes náuticos. Outras praias são Ilha do Boi e Curva da Jurema.

 

 

 

 

 

Gastronomia

moqueca capixaba ilha das caieiras vitoria espirito santotorta capixaba ilha das caieiras vitória espirito santoFalar em praias nos remete aos frutos do mar. Vitória possui inúmeros bons restaurantes – desde a Praia de Camburi, a Enseada do Suá, chegando a Ilha das Caieiras – onde é possível saborear a típica gastronomia capixaba com seus frutos do mar, em especial, a moqueca capixaba e a torta capixaba. Quem mora na cidade ou que passa por lá como turista não pode deixar de desfrutar o belíssimo pôr do sol na Ilha das Caieiras, muito menos deixar de comer por lá as mariscadas, moquecas e petiscos diversos. Cercada por manguezais, a localidade abriga pescadores, catadores de caranguejos, marisqueiros e as desfiadeiras de siri. Em sua orla, além da bela paisagem da baía de Vitória, há restaurantes nos quais se pode saborear pratos tradicionais da gastronomia do Espírito Santo, como a moqueca e a torta capixaba.

E para levar de recordação, a panela de barro é a melhor representação do artesanato capixaba. Tradição passada de mãe para filha há pelo menos 400 anos, ela torna ainda mais saborosos os pratos típicos à base de frutos do mar. Um bom lugar para comprar uma é na Associação das Paneleiras, no bairro de Goiabeiras, mas há outras lojas pela cidade que comercializam essas panelas.

Parques e Patrimônios Culturais 

Parque Pedra da CebolaAdultos, crianças e idosos amam passear e relaxar no Parque Municipal Pedra da Cebola. O contato com a natureza para práticas meditativas, relaxantes, atividades físicas ao ar livre e realização de piquenique atraem os frequentadores. Diversão à parte para as crianças é a possibilidade de interação com os animais que vivem no local. O nome Pedra da Cebola se deve a formação rochosa que se assemelha a uma cebola. O parque também conta com espaço cultural, casa de meditação, jardim oriental e mirante sobre um paredão rochoso, utilizado para alpinismo e de onde é possível ver boa parte da capital, além de assistir a aterrissagem e decolagem dos aviões que chegam e saem do aeroporto Eurico Sales.

Catedral Metropolitana de Vitória_Espírito SantoA Catedral Metropolitana merece atenção. Construída no século XX tem estilo neogótico, vitrais valiosos e em seu subsolo há uma capela onde estão enterrados os bispos do Espírito Santo. Na Basílica e Santuário de Santo Antônio, erguido na década de 1960, a arquitetura é em estilo barroco, sendo uma réplica de um templo italiano do século XVI consagrado a Maria, na cidade Todi.

 

 

Teatro Carlos Gomes Vitória Espírito SantoO Teatro Carlos Gomes também ganha destaque arquitetônico e cultural. Construído em 1927 e projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, que se inspirou no teatro Scala de Milão, Itália, sua cúpula de estilo neorenascentista italiano foi feita pelo artista plástico capixaba Homero Massena.

 

Já o Palácio Anchieta é uma construção jesuítica datada do século XVI que abriga desde o século XVIII a sede do governo Estadual. Com visão panorâmica para o mar e Porto de Vitória, o prédio guarda o túmulo do Padre José de Anchieta e é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. Vale à pena a visitação.

Seja o primeiro a comentar