Peru, terra de mistérios e cultura

Viajar para o Peru é desfrutar de uma experiência fascinante entre patrimônios da humanidade, cruzeiros fluviais, restaurantes premiados, hotéis e ecolodges. Também é possível aventurar-se descobrindo os mistérios Incas ou praticando surf, rafting, caça submarina, parapente, bungee jump, trekking, sandboard, entre outros em meio a paisagens impressionantes, além de desfrutar uma gastronomia rica em sabores e admirada em todo o mundo. O país também é procurado por quem busca viagens e místico-espirituais. 

Viagem Peru Horizontes Cusco Lima Machu Picchu Turismo - Valor Atemporal (3)Entre os locais mais procurados pelos turistas está Lima e Cusco, incluindo uma visita às ruínas da cidade de Machu Picchu, no Vale Sagrado dos Incas. A procura despertou o crescimento de ofertas de produtos e serviços mais qualificados e ao alcance de todos os bolsos. 

O país vive sua alta temporada de maio a dezembro, quando o clima é mais ameno e as festas típicas atraem a curiosidade. A principal celebração é o festival Inti Raymi (Junho) culminando no aniversário de Cusco (dia 24). Há ainda os festejos Corpus Christi, Velacuy Cruz e o Santurantikuy (Dezembro). Mas, apesar de ter boas estradas, o Peru tem a dificuldade de ser dividido de norte ao sul pela Cordilheira dos Andes, o que dificulta muito a viagem de carro pelo país. 

Machu Picchu, PeruQuestões holística, místicas e religiosas são marcas dos peruanos. O respeito às tradições é visível no Centro Histórico de Lima (capital do Peru), com igrejas de culto católico-europeu, museus de cultura, artesanato e história Inca. Em Cusco, a Companhia de Jesus e diversas igrejas, como Catedral expõem obras de arte de diversos momentos da história. 

Rodeada de montanhas, a cidadela se volta ao turismo oferecendo enorme variedade de hotéis, hostels e restaurantes, lojas diversas, cerâmicas e outros artesanatos típicos. Impossível ir ao local sem tirar fotos com as famosas lhamas.

Viagem Peru Horizontes Cusco Lima Machu Picchu Turismo - Valor Atemporal (10)Outro lugar que merece visita é o Mercado Central de San Pedro (o mercado público de Cusco), fora da rota oficial dos turistas, oferece vivência antropológica. Lá se vende de tudo, desde artesanato e roupas, passando por sucos, lanches, almoços, frutas e alimentos de todos os gêneros. 

Quando a noite cai o bairro de San Blás – área nobre em um ponto alto – proporciona vista da iluminação fica toda iluminada da cidade. Atente-se para o caminho: as ruas estreitas revelam lojinhas de souvenirs requintados. No hotel fazenda Villa Urubamba, que tem lagos, salas de meditação e um cardápio enorme de terapias, fica dentro do povoado de Urubamba, próximo a Ollantaytambo, cidadezinha com ruínas arqueológicas Inca. 

Mancora é sinônimo de praia. A praia calma Las Pocitas é um ótimo lugar para pegar sol, boiar tranquilamente em uma piscina natural ou apenas caminhar pela linda costa. A praia Vichayito é ótima para o mergulho e o kitesurfe, enquanto a praia do Sul fica repleta de vendedores, surfistas e turistas agitados.  

Viagem Peru Horizontes Cusco Lima Machu Picchu Turismo - Valor Atemporal (9)Preços das viagens acessíveis

Para quem busca uma viagem mais econômica, a opção é ficar em hostels ou embarcar na baixa temporada (janeiro e fevereiro), quando os pacotes chegam a custar em torno de US$ 900,00 (incluindo passagens, traslados e estadia em Lima e Cusco, e o tradicional e sempre almejado passeio a Machu Picchu). Vale a pena se programar com antecedência. 

Mas, se você ainda não conseguiu se programar para uma viagem ao exterior, saiba que pode desfrutar tudo isso aqui mesmo no Brasil com a segunda edição do festival Peru Week, que vai de 18 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro. Durante esse período é possível conhecer a culinária, comprar pacotes de turismo com melhores preços e ainda conhecer um pouco mais da história do Peru.

Peruvian Woman With Her Llama (Lama Glama), Cuzco, PeruOrganizado pela Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo – PROMPERUO, o evento contará com a participação do Intihuasi, primeiro restaurante peruano do Rio de Janeiro. A Chef Margarita Sayan desenvolveu três menus (R$85,00 cada)para edição 2014 deste evento.  Como um Drink de Bienvenida, o Pisco Sour, bebida que utiliza o Pisco tradicional que figura na maioria dos drinks peruanos. Na entrada, Solterito Arequipeño, uma deliciosa salada de favas, azeitonas azapa peruanas, milho verde, queijo branco e rocoto – pimenta típica do Peru – acompanhada de batatas cozidas. Como prato principal, a famosa PAELLA ANDINA – prato vegetariano à base de Quinoa ao azafran de hebra com legumes e shitake. Para finalizar este menu mais do que típico, nada melhor do que saborear uma sobremesa como o Don Miguel, feito com sorvete de chocolate com calda de chocolate de Cuzco, pisco, nozes e kiwicha pop – um cereal típico dos Andes. Todas as receitas proporcionam aos comensais as sensações e sabores do Peru. 

Para onde você gostaria de ir? Viaje com segurança, não deixe de levar o cartão de assistência de viagens para caso de emergências.

Veja algumas dicas de viagem

Seja o primeiro a comentar