Horizontes: Inhotim

Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), o Instituto Inhotim é um Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico. Possui uma área de 110 ha de visitação composta de fragmentos florestais e jardins, com uma extensa coleção de espécies tropicais raras, onde estão instaladas obras de arte contemporânea de relevância internacional.

Inhotim_Viagem Passeio e Turismo (5)Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo Paz, o Inhotim foi aberto ao público em 2006 e tem forte compromisso com o desenvolvimento da comunidade na qual está inserido. O Instituto é uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de Minas Gerais como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). As ações do Inhotim são amparadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura.

Arte Contemporânea e Jardim Botânico 

Inhotim_Viagem Passeio e Turismo (7)Pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de mais de 100 renomados artistas brasileiros e estrangeiros, de 30 diferentes países, formam a coleção do Instituto Inhotim. De um acervo que vai além de 700 obras, 170 trabalhos encontram-se em exposição atualmente. Produzidos nacional e internacionalmente desde os anos 1960 até os dias atuais, encontram-se dispostos ao ar livre no Jardim Botânico do Inhotim ou exibidos em galerias.

Das 21 galerias, quatro são dedicadas a exposições temporárias: Lago, Fonte, Praça e Mata. Com aproximadamente 1.000 m² cada, contam com grandes vãos que permitem aproveitamento versátil dos espaços para apresentação de obras de vídeo, instalação, pintura ou escultura.  As 17 galerias permanentes foram desenvolvidas especificamente para receber obras de Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d’Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Janet Cardiff & George Miller, Doug Aitken, Marilá Dardot, Lygia Pape, Carlos Garaicoa e Cristina Iglesias.Inhotim_Viagem Passeio e Turismo (2)

Inhotim_Viagem Passeio e Turismo (6)O Instituto Inhotim está inserido em uma relevante porção florestal remanescente de Mata Atlântica e Cerrado – dois dos biomas mais ricos em biodiversidade e, ao mesmo tempo, ameaçados do planeta, considerados hotspots mundiais. Cerca de 1.500 alunos das redes particular e pública de ensino de Brumadinho e da Grande Belo Horizonte visitam o Inhotim toda semana. Além das parcerias com as escolas, Prefeituras e secretarias municipais e estaduais de Educação, também são oferecidas gratuitamente visitas mediadas educativas para o público em geral.

Dos 110 hectares da área composta de florestas estacionais semideciduais secundárias, 25 são de jardins. Soma-se a essa porção extensa uma área de 145 ha protegida na forma de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) que, desde maio de 2010, está determinada a colaborar de forma vitalícia para a conservação da biodiversidade conectando o Inhotim ao sul da Cadeia do Espinhaço, considerada um dos mais importantes centros de diversidade e plantas do mundo.

Inhotim_Viagem Passeio e Turismo (4)Em meados da década de 1980, iniciaram-se as obras paisagísticas dos jardins que futuramente viriam formar o Instituto Inhotim. Ao longo do tempo foram sendo adquiridas diversas espécies de palmeiras e árvores nativas brasileiras e exóticas de várias regiões do mundo, que se adaptaram muito bem na região. Atualmente, sua coleção botânica é composta por aproximadamente cinco mil espécies, duas famílias se destacam: a de palmeiras (Arecaceae), com mais de 700 espécies e variedades, e a dos imbés, antúrios e copo-de-leite (Araceae), com mais de 400 espécies e formas – consideradas uma das maiores do mundo.

Gastronomia

No Inhotim, os visitantes contam com várias opções de alimentação, que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados. O Restaurante Tamboril possui um ambiente agradável e integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea da instituição. O cardápio inclui bufê de saladas, pratos à la carte, carta de vinhos e sobremesas com doces diversos.

Inhotim_Viagem Passeio e Turismo (1)Localizada no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, a cafeteria é o ambiente ideal para um café, especialidade da casa.  O Café do Teatro também possui diversas opções de bebidas quentes e geladas, sanduíches, salgados e doces. O Restaurante Oiticica está localizado próximo à obra Penetrável Magic Square # 5, De Luxe. O buffet é a quilo e o menu inclui saladas e opções de caçarolas quentes. O restaurante funciona nas terças-feiras (12h às 16h) e finais de semana (12h às 17h).

O público pode ainda conferir outros espaços gastronômicos do Inhotim, como a pizzaria, o cachorro-quente e também lanchonetes localizadas nas Galerias Fonte, True Rouge, e Miguel Rio Branco. Nomenu, sanduíches, salgados, cachorro-quente, pão de queijo, suco, refrigerante, etc.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Horário de visitação

Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

 Transporte Saritur

Saída da Rodoviária de Belo Horizonte de terça a domingo, às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h durante a semana e 17h aos finais de semana e feriados.

 Localização

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP.

Pode-se chegar ao Inhotim também pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

Entrada

Às terças-feiras a entrada é gratuita. Quartas e quintas-feiras, R$ 20. Sextas, sábados, domingos e feriados, R$ 30 (meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.

Inhotim_Viagem Passeio e Turismo (3)

 

Seja o primeiro a comentar