Dicas para viagens de moto

Tenho muitos amigos apaixonados por motos e esse post é para quem ama viagem de motocicleta. Sim. Cabelos ao vento, sensação de liberdade… Mas tudo isso deve ser feito com muita responsabilidade e tudo o que um viajante deseja enquanto pilota é tranquilidade e segurança. Então, para que sua rota seja perfeita seguem algumas dicas.

1. Com férias ou feriados prolongados é quase que irresistível subir na moto e pegar a estrada. Antes, porém, faça um check list de equipamentos de segurança obrigatórios e , mesmo que suas revisões estejam em dia, verifique se tudo está em ordem com os pneus, guidom, banco e bagageiro.

Valor Atemporal_Dicas para viagens de moto_Motocicletas (6)2. Planeje-se antes de pegar a estrada. Monte um cronograma de paradas para descanso, alimentação e abastecimento. Estude a estrada, rotas, passeios, hospedagens e atrações. A moto pode te levar a um city tour incrível.

3. Tenha em seu roteiro uma relação de hotéis onde você pode parar caso chova no trajeto. Não arrisque sua vida na pista molhada. Pare e espere o tempo firmar. Evite pilotar durante a noite.

Valor Atemporal_Dicas para viagens de moto_Motocicletas (4)4. O pneu de sua moto pode fazer toda diferença na hora de pegar a estrada. Lembre-se de basear sua escolho no tipo de solo que será percorrido durante a viagem.

5. Se você vai sair do Brasil pilotando sua mota saiba que a países como Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália exigem visto para autorizarem a entrada de estrangeiros. Consulte o consulado ou setores consulares das embaixadas dos países de destino sobre essa necessidade.

Valor Atemporal_Dicas para viagens de moto_Motocicletas (1)6. Desde 2013 as autoridades chilenas estão exigindo aos motociclistas que chegam ao país o comprovante de contratação do seguro SOAPEX, documentação para transitar de motos.

7. Um dica valiosa para quem pretende viajar de moto é ter um GPS (Global Position System) como forma de te auxiliar na localização de onde você está, o que tem por perto, postos de abastecimento, etc.

Valor Atemporal_Dicas para viagens de moto_Motocicletas (2)8. E por falar em abastecimento, você sabe que não pode transportar combustível em garrafas PET… Então a dica é comprar uma garrafa própria para isso. Existem modelos em alumínio, revestido internamente com camada anti oxidante, tampa com orifícios para saída de pressão. A maior comporta 1 litro.

9. Sol, neblina. Neblina, sol. Prefira um capacete que tenha um visor escuro embutido. Use um bom macacão que permita que ventilação ao corpo em dias de calor. Se estiver frio prefira um que mantenha seu corpo aquecido. Dependendo da época do ano, principalmente no inverno, viajar de moto pode dar sensação de térmica de 5 a 6 graus. Tenha uma balaclava para não congelar! Outro item que merece atenção são as luvas. Quem pilota sabe que aquelas esportivas garantem boa sensibilidade, mas que as entradas de ar quase congelaram os dedos. Tenha uma luva de inverno reservada na mochila. O mesmo serve para as botas.

Valor Atemporal_Dicas para viagens de moto_Motocicletas (7)10. O bagageiro da moto não é dos maiores, então, arrume suas coisas todos os dias. Vai ficar mais fácil encontrar itens durante a viagem ou paradas rápidas. Cuidado com o peso para não sofrer “efeito alavanca” durante o arranque e uma queda por empinada. Ficou pesado? Mão leve no acelerador!

11. Compre, carregue e coloque na bolsa baterias extras para o seu celular.

12. Coloque na mochila o seu cartão de assistência de viagem para casos de urgências e emergências.

Tudo certo? Então, boa viagem.

Seja o primeiro a comentar