Grupo Cabelo de Nego volta aos palcos com show Afro-latinidade

Shows traz brasilidade carregada de sentimentos latinos

Uma viagem sonora pelas influências africanas na música latino-americana, com uma leitura totalmente brasileira.  Junte a isso músicos experientes, arranjos elaborados e a sonoridade de vários instrumentos e vozes marcantes. Já sabe o que é? Essa mistura musical é o Cabeça de Nego, que após 20 anos de jejum volta ao palco para apresentar o projeto Afro-latinidade. Os shows acontecem nos dias 14 e 15 de janeiro de 2017, no Espaço Furnas Cultural, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, mas precisa pegar senha na bilheteria.

Gil Ribeiro, Jacy Temóteo, Marcos Saliva, Rubens Kunca e Sérgio Eira criaram o grupo nos anos 1980 com a proposta de resgatar as matrizes africanas da música no Brasil e no mundo. Agora, eles retomam a formação original com a mesma qualidade sonora e um repertório de primeira classe. E que categoria esses bambas têm! Só observa… Jacy Temoteo é compositor, violonista, cantor e panderista. Marcos Saliva integrou o grupo Partideiros do Cacique. Rubens Kunca é jornalista, pesquisador musical, cavaquinhista e contrabaixista. Sergio Eira participou do IV Concurso de Conjuntos de Choro da Escola de Música da Uerj como cavaquinista do Fundo de Quintal.

Juintos, eles prometem um shows de brasilidade carregada de sentimentos latinos:  instrumentos tipicamente brasileiros, como violões de seis e de sete cordas, bandolim, cavaquinho, pandeiro e congas vão percorrer sonoramente países como Jamaica, Venezuela, Peru e Brasil, executando rumba, valsa criolla, calypso, samba, jongo, bossa nova e outros ritmos.

SERVIÇO
A Afro-latinidade do Cabeça de Nego. Dias: 14/01, às 20h, e 15/01, às 19h. Local: Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza 219, Botafogo, Rio de Janeiro. Grátis, com retirada de senha uma hora antes na bilheteria.

Repertório
LA FLOR DE LA CANELA (Chabuca Granda) – VALSA CRIOLLA PERUANA
SINHÁ (Chico Buarque – João Bosco)-  BATUQUE
SODADE (Armando Zeferino Soares) – TOADA CABOVERDEANA
BICHO DE SETE CABEÇA (Geraldo Azevedo) – COCO
MOLIENDO CAFÉ (Jose Manzo Perroni) – RUMBA VENEZUELANA
BRASILEIRINHO (João Pernambuco) – CHORO
JAMAICA FAREWELL (Erving Burgess) – CALYPSO JAMAICANO
SAMBA DE VERÃO (Marcos Valle – Paulo Sergio Valle) – BOSSA NOVA
ANSIEDAD (Chelique Sarabia) – GUARACHA
RALADOR (Roque Ferreira – Paulo Cesar Pinheiro) – LUNDU
JONGOS (seleção de cinco jongos de domínio público) – JONGO
A PONTE (Elton Medeiros) – SAMBA
100 ANOS DE LIBERDADE (Jurandir da Mangueira) – SAMBA-ENREDO

Seja o primeiro a comentar