Mundo em luto por conta do incêndio na Catedral de Notre-Dame

Comoção, emoção, lágrimas e silêncio marcaram esta segunda-feira, 15 de abril, em Paris com o incêndio que destruiu parte da Catedral de Notre-Dame. Igrejas em todo o pais tocam os sinos em solidariedade pelo que aconteceu na capital francesa. O monumento francês começou a pegar fogo na manhã da segunda-feira, 15, e levou nove horas para ser apagado. Parte da catedral desmoronou. Personalidades políticas e jornais do mundo noticiam a tragédia.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que o locl será reconstruído e saudou a coragem dos bombeiros que estão atuando na operação. Segundo o Ministério do Interior, 400 bombeiros estão empenhados em combater o incêndio, e um deles ficou gravemente ferido. São 550 toneladas de madeira que fazem parte do teto do monumento histórico mais visitado da Europa. Para construir essa estrutura de madeira foram utilizados 1500 carvalhos.

Uma das mais importantes e famosas catedrais do mundo, com 13 milhões de pessoas a visitando por ano – com entrada gratuita, a Cathédrale Notre-Dame, ou “Catedral de Nossa Senhora”, é dedicada a Santa Maria (mãe de Jesus Cristo) e foi construída entre 1160 e 1345, no século 12, em estilo gótico. Fruto da riqueza dos governos, grande espaço aberto na era medieval, ao longo dos 850 anos de construção, foi local de cerimônias religiosas celtas e romanas, resistiu a duas guerras mundiais, além de ter inspirado o escritor francês Victor Hugo a escrever o clássico romance “O Corcunda de Notre-Dame”, publicado em 1831. Quasímodo, corcunda morador do local que vive na reclusão causada pelo preconceito devido à sua aparência física. A história de Quasímodo foi a base para a ópera “Notre Dame”, de Franz Schmidt, lançada em 1914. A história da humanidade passou pela Catedral de Notre-Dame. 

Em meio a tanta tristeza, boa notícia: Por volta das 18h no Brasil (23h na França) as autoridades francesas anunciaram que as duas torres da igreja já podiam ser consideradas salvas, a fachada não iria desabar e a estrutura principal do prédio não corria risco de perda total. Boa parte das obras históricas que estão lá dentro também foram salvas. O presidente lançará nesta terça-feira um chamado global para ajuda no imenso trabalho reconstrução do que foi perdido. De acordo com o porta-voz de Notre Dame, o fogo começou às 18h50 do horário local (13h50 de Brasília).

No ano passado o Brasil e o mundo perderam parte de seu acervo histórico nacional e mundial com o incêndio que destruiu completamente o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no dia 02 de setembro de 2018. Fundado em 1818, era o mais antigo museu do pais. Instalado no parque nacional da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte da cidade. A entidade, inclusive, se solidarizou com o ocorrido em Paris. O Museu Nacional completou 200 anos de vida em 2018 e foi criado por D. João VI. Atualmente ele é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e calcula-se que tivesse mais de 20 milhões de itens que contam a história do país desde a época do Brasil Império, com foco em paleontologia, antropologia e etnologia biológica.

Repercussão pelo mundo 

“Um terrível incêndio está em curso na Catedral Notre Dame de Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”, escreveu em seu Twitter a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

“A Notre-Dame é um dos grandes tesouros do mundo, e nós estamos pensando no povo da França nesse momento de luto. É da nossa natureza lamentar quando vemos a história ser perdida – mas também faz parte da nossa natureza reconstruir para o amanhã, tão forte quando possamos”, disse Barak Obana, que compartilhou no Twitter uma foto de uma visita ao local, com a mulher, Michelle Obama, e as filhas, Sasha e Malia, há alguns anos.

“Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês”, escreveu o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, por meio do Twitter.

“É tão terrível de assistir a este gigantesco incêndio na catedral Notre-Dame de Paris, talvez se devesse usar bombardeamentos com água para extingui-lo, devemos agir rapidamente”, escreveu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu Twitter.

 

Vídeos mostram incêndio na Catedral de Notre-Dame

6 Trackbacks / Pingbacks

  1. [BLOCKED BY STBV] Veja repercussão do incêndio na Catedral Notre-Dame, em Paris | Valor Atemporal
  2. [BLOCKED BY STBV] Livro "O Corcunda de Notre-Dame" deu notoriedade a catedral de Paris | Valor Atemporal
  3. [BLOCKED BY STBV] Com 105 ópera "Notre Dame", de Franz Schmidt, é relembrada por tragédia na Catedral de Notre-Dame | Valor Atemporal
  4. [BLOCKED BY STBV] História da humanidade passou pela Catedral de Notre-Dame | Valor Atemporal
  5. [BLOCKED BY STBV] O que a Catedral de Notre-Dame ensina para as crianças? | Valor Atemporal
  6. [BLOCKED BY STBV] O que a Catedral de Notre-Dame ensina para as crianças? - Mãe em Dupla Jornada