Espetáculo LGBTI “40 anos esta noite” vira livro

Foto: Gustavo Otero

Provocador, necessário, intenso, hilário, épico. O sucesso das duas temporadas do espetáculo teatral “40 Anos Esta Noite”, em teatros no Rio de Janeiro, virou livro. Escrito pelo autor e ator Felipe Cabral, a publicação foi lançada ontem (13), na Livraria da Travessa, em Botafogo, zona sul do Rio. A obra chega ao público com selo da Giostri Editora.

Felipe Cabral e sua obra (Foto/Reprodução Facebook)

O livro “40 Anos Esta Noite” apresenta uma discussão sobre as peculiaridades na formação de famílias homoafetivas, aborda de forma leve e descontraída assuntos como sexualidade, relações parentais, estereótipos, questões de gênero e preconceito. Na peça o texto é interpretado por Gisela de Castro, Felipe Cabral, Karina Ramil e Gabriel Albuquerque.

O enredo se passa numa sala de jantar onde Gabriela (Gisela de Castro) e sua esposa Clarice (Karina Ramil) se preparam para receber os amigos Bernardo (Gabriel Albuquerque), homossexual recém-assumido, e o namorado dele, o jovem João (Felipe Cabral). No apartamento acontecerá o aniversário de 40 anos de Gabriela, que deseja fazer um pedido especial para Bernardo. Frustrada com as tentativas de gravidez por inseminação artificial, Gabriela pede a Bernardo que a ajude a engravidar de forma natural. Só que o pedido causa uma enorme confusão entre o grupo.

Sem caretice peça leva empatia aos problemas enfrentados pela comunidade LGBTI+
Sem caretice peça levou empatia aos problemas enfrentados pela comunidade LGBTI+

Apaixonado pelo teatro, amante da literatura e ativista LGBTI+, Felipe Cabral é personalidade querida e conhecida no Rio de Janeiro. Segundo ele, o convite da Editora Giostri para transportar a peça dos palcos para as folhas de um livro foi recebido com grande alegria e emoção.

“Tenho um orgulho imenso de lançar um livro que coloca em cena protagonistas lésbicas e gays, falando sobre amor, respeito e diversidade. Espero que este meu primeiro livro contribua para um mundo mais leve e com respeito à diversidade”, disse o autor em entrevista a imprensa.

Bienal do Livro 2019

Time reunido Karina Ramil, Gabriel Albuquerque, Felipe Cabral e Gisela de Castro

Junho é o mês do Orgulho LGBTI+, dos 50 anos da Revolta de Stonewall, e o terceiro ano de vida do “Eu Leio LGBT”, canal que Felipe Cabral tem no YouTube, onde ele já resenhou mais de 100 livros dentro da temática.

2019 tem se mostrado um ano de muitas vitórias para o trabalho incansável de Felipe. Teatro, livro, ativismo e a missão de ser curador e mediador de duas mesas na Arena Jovem da Bienal do Livro 2019. Na edição de 2018, ele foi curador de uma mesa sobre literatura LGBTI+.

“Desta vez resolvi fazer uma sobre literatura trans, com a participação da Luísa Marilac e seu novo livro ‘Eu, travesti’, e uma outra mesa sobre literatura arco-íris, com autores LGBTI+”, conta o autor, que também é diretor artístico do FESTU (Festival de Teatro Universitário).

Exemplo para muitos

Em tempos de “perseguição e cura” gay, em momentos em que a sexualidade tem sido resumida a “estereótipos”, Felipe Cabral colabora para gerar uma importante reflexão e empatia em relação aos problemas e crimes que a comunidade LGBTI+ vem sofrendo no Brasil e no mundo.

Sem rótulos, o ator e autor de “40 anos esta noite” é exemplo e inspiração para muitas pessoas dentro e fora do universo LGBTI+. “Falar sobre minhas questões como um jovem gay me deram um lugar no mundo e uma motivação para criar mais e mais. Quando mais novo, adoraria ter visto uma peça como ’40 anos esta noite’, onde me vi identificado com os conflitos e questões das personagens. Cresci sem ler livros, ver filmes ou programas com personagens gays. Como não via histórias que pareciam com a minha, me restou a sensação de não pertencimento, de estar à margem da sociedade e da norma. Criar histórias e projetos que tenham estes personagens ajuda uma nova geração a se sentir pertencente ao mundo.”

LIVRO

TÍTULO: 40 ANOS ESTA NOITE
ISBN: 9788551603826
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
FORMATO: 14 X 21
PÁGINAS: 126
ANO DE EDIÇÃO: 2019
EDIÇÃO: 1ª
AUTOR: FELIPE CABRAL
PREÇO SUGERIDO: R$ 34,02 

Seja o primeiro a comentar