Tapioca brasileira made in Canadá

TORONTO (CANADÁ) – Uma adaptação da saborosa culinária brasileira descoberta pelos índios e típica de Pernambuco chamada Tapioca. A farinha extraída da mandioca move os sonhos e o negócio de dois microempreendedores brasileiros sediados em Toronto, no Canadá. Rafael Mendes e Rosa Shoel criaram há dois anos a Tapioca Gourmet, uma barraca que abriga um ponto móvel de comercialização dessa receita que no Brasil esta cada vez mais popular. Com a proposta de levar comida gostosa e com cara brasileira à maior cidade do Canadá, os dois brasileiros acabaram deixando para trás empregos em que eram funcionários para gerirem o próprio empreendimento. A oportunidade mais viável foi se inscrever no programa chamado de farmers market, em que o governo de Toronto incentiva feiras em diferentes bairros para estimular o movimento local.

Foto_007-2015 (Tapioca made in Canadá_menor)
Rafael Mendes e Rosa Shoel criaram há dois anos a Tapioca Gourmet

O cardápio é variado e sofre mudanças a cada 40 dias, geralmente de acordo com o que se encontra em cada estação. Como não utilizam produtos industrializados, eles precisam dispor de itens frescos e que estão em época de colheita. O detalhe é que a dupla, além de cuidar para levar saúde aos consumidores da Tapioca Gourmet, também se preocupam em cooperar com a cadeia de produtores locais, aqueles avessos a grandes redes de consumo e que plantam ou produzem tudo o que necessitam.

Seguindo as regras impostas no Canadá, Rafael e Rosa alugam por horas semanais uma cozinha industrial e lá preparam desde a goma da tapioca, a manteiga de garrafa e os recheios.  Em uma terça ensolarada no Junes Rowlans Park (Davisville) a dupla se prepara para vender umas 100 tapiocas, isso sem falar nos bolinhos caseiros de aipim e milho, além do chá de hibisco e maracujá. “O negócio dá água na boca e chama a atenção das pessoas que querem entender como a goma vira uma espécie de panqueca”, reforça Rosa. O Verão é a época em que a Tapioca Gourmet volta às ruas depois de um rigoroso Inverno em que o negócio precisa ficar parado. Por isso que a agenda semanal de eventos é grande, em torno de três feiras.

Foto_003-2015 (Tapioca made in Canadá_menor)E não são apenas os brasileiros saudosos da terra natal que buscam via Facebook para saber onde encontrar a barraquinha de tapioca.  Além de agradar brasileiros que estão em Toronto, a Tapioca Gourmet acabou caindo no gosto de demais consumidores que muito ouviram falar da gastronomia brasileira e tem curiosidade de conhecer comidas além do churrasco e caipirinha. “Nosso país é muito conhecido, não apenas pelo futebol ou Carnaval, mas pela gastronomia única a exemplo da feijoada”, explica a pernambucana e brasileira Camila Lopes que há quatro anos mantém no Canadá uma agência de turismo especializada em atender brasileiros de passagem pela cidade.

O casal japones Yashitaka e Satoko Shimizu é apreciador de pratos brasileiros “como a picanha e o cupim”, explicam em um inglês com sotaque oriental. O casal deu mais um próximo passo nos sabores brasileiros provando a comida nordestina com um grupo de colegas da escola de inglês que estudam, a Quest Language e Studies durante um tradicional festival que reuniu diversas barracas de comidas brasileiras. Entre as atrações do local estavam Bruno e Rosa que mais uma vez colocaram as frigideiras e a goma de tapioca em ação.

 

RECEITA

Foto_002-2015 (Tapioca made in Canadá_menor)Passo 1: Coloque a farinha de mandioca numa frigideira quente. O ideal é peneirar a farinha antes de colocar na frigideira. Quando a farinha se transformar em uma massa homogênea, vire de lado como se fosse uma panqueca;

Passo 2: O recheio. Em outra frigideira coloque cogumelos fatiados, azeite e mostarda. Deixe em fogo baixo por 40 minutos até o molho engrossar;

Passo 3: A cebola: corte cebola em rodelas e as coloque um uma panela com um pouco de azeite. O próprio açúcar da cebola irá caramelizar o legume. O ponto é até dourar;

Pasto 4: Molho pesto, que em casa pode ser usado na versão industrializada.

Monte a Tapioca com todos os ingredientes descritos acima. Acrescente folhas verdes e queijo. Pronto! Bom apetite!

Seja o primeiro a comentar