Comer & Beber :: Lapa 40 Graus inaugura um novo momento gastronômico

O consultor gastronômico Otto Borges recebeu uma tarefa: reformular o cardápio do Lapa 40 Graus – Sinuca & Gafieira, bar e casa noturna localizada na Lapa, Rio de Janeiro, que tem entre seus sócios o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus. Há seis anos se dedicando especialmente à diversão noturna oferecendo dezenas de mesas de sinuca e shows musicais para os seus frequentadores, agora, o Lapa 40 Graus também foca na boa gastronomia. O objetivo é atrair cliente que não perdem a oportunidade de apreciar uma culinária de bar de alto nível com opção variadas de bebidas, entradas, saladas, petiscos, sanduíches e refeições

“Uma das propostas do Lapa 40 Graus é trabalhar a gastronomia tipicamente carioca de Lapa40Graus_Gastronomia_De cima p baixo - Tacada de Mestre, Frevo, Samba, RockRoll, Arcos da Lapa, Praia da Barra - webboteco. Todos os pratos do cardápio foram renovados e reinventados. Queremos que as pessoas venham à casa e encontrem um serviço completo. Por exemplo, criamos um bolinho de moqueca de camarão servido com um molho especial desenvolvido exclusivamente para o Lapa 40 Graus. Já a carne seca, servida em muitos lugares desfiada e com cebola, será servida aqui cortada em lascas com molhos de ervas finas. Fizemos o melhor justamente para provocar uma mudança positiva e diferenciada.”, destaca Otto Borges que, há 21 anos trabalha no mercado gastronômico. 

O desafio também foi grande na contratação de pessoas. Sob as orientações consultor gastronômico, novos cozinheiros e auxiliares de cozinha foram contratados e treinados. Entre eles está o conceituado chef de cozinha Mauro Feijão. O Lapa 40 Graus também contratou maîtres para supervisionar atendimento, receber os clientes e auxiliar na escolha dos itens do cardápio. Todas as novidades também estão no Lapa 40 Graus São Paulo, inaugurado em julho deste ano. 

FISGANDO PELO ESTÔMAGO 

A grande mudança começou com a  demolição da antiga cozinha, seguida pela modernização dos equipamentos e compra de novos utensílios. Foram adquiridas centenas de louças, talheres, pratos, copos e vários outros itens que evidenciassem essa nova forma de preparar os alimentos e bebidas que servidos ao público. 

“Deixamos de lado o uso dos congelados industrializados e compramos toda a matéria prima para desenvolver e manusear os alimentos na nossa cozinha para que nossos pratos tenham uma identidade gastronômica própria. Queremos que o cliente tenha em mente que só no Lapa 40 Graus ele encontrará um sabor característico para as saladas, petiscos, entradas, pratos à la carte, sanduíches e sobremesas que ele pedir. Nosso objetivo é também fidelizar por meio da nossa gastronomia”, destaca o sócio-diretor do Lapa 40 Graus, Sérgio Machado. 

Com todas as mudanças propostas, o Lapa 40 Graus deseja ampliar a experiência dos frequentadores – inclusive dos grupos de turistas – que buscam um lugar onde possam desfrutar de diferentes formas de entretenimento das 18h às 5h. As refeições para o jantar com pratos à la carte são servidas das 18 horas às 22 horas. Após esse horário, a gastronomia fica voltada para a quem procura uma noite mais agitada. Então, entram em cena os sanduíches, petiscos, drinks e bebidas diversas. 

E a casa já tem colhido os resultados positivos. De acordo com o chef Mauro Feijão, entre os mais pedidos pelos clientes está o Samba (bolinho de bacalhau, camarão crocante, anéis de lula à milanesa e bolinho de moqueca de camarão), seguido pelo Frevo (lascas de carne seca salteadas com cebolas na manteiga de garrafa, nacos crocantes de aipim frito e fatias de queijo de coalho gratinadas) e pelo Rock’n Roll (batatas fritas douradas, polvilhada com Grana Padano, alho frito e cubinhos de calabresa). No cardápio de pratos o líder de saída tem sido a Lambada (costelinha suína assada, laqueada com molho barbecue acompanhada de batatas fritas). Dos sanduíches o mais pedido é o Arcos da Lapa (pão Ciabatta grelhado na manteiga, escalopes de file Mignon, creme de Gruyère e cebolas ao Shoyo). Já na categoria sobremesas, a mais pedida é a Praia da Barra (suflê de chocolate amargo servido com muita calda de chocolate com especiarias indianas e sorvete de baunilha Bourbon-Madagascar). 

Lapa 40 Graus também passou a contar com adega para abrigar vinhos brancos e tintos nacionais, argentinos, chilenos, uruguaios. O cliente que preferir poderá contar com o auxílio de um sommelier no momento da escolha. O chope da casa também deixou de ser serviço em tulipas e passou a ser oferecido nas canecas de vidro resfriadas à zero grau. 

“Essa mudança gastronômica é muito importante para nós. Queremos que nosso cliente venha aqui pelo nosso chope gelado, pelos shows, pela sinuca, mas também, pela qualidade da nossa comida”, afirma Carlinhos de Jesus. Outra novidade vem do coreógrafo Carlinhos de Jesus, a seção “Sugestão do Carlinhos” vem com indicações de pratos que o cliente não pode deixar de experimentar. 

Sobre o Lapa 40 Graus 

Lapa 40º - Ambiente - Sinuca_Crédito Foto_Brunno Dantas (7)Localizado na Lapa, bairro turístico do Rio de Janeiro, o Lapa 40Graus – Sinuca & Gafieira concentra num só lugar espaço para jogar sinuca, bares, gastronomia, boates e música ao vivo. Funcionando de quarta a sábado, a casa noturna é vitrine para cantores, personalidades e DJs. O Lapa 40 Graus também é forte gerador de empregos e renda no Polo Cultural e Gastromônico do Rio de Janeiro. Prestes a completar sete anos de funcionamento, sua decoração foi cuidadosamente planejada. No térreo, um grande calçadão com pedras portuguesas que remetem à Copacabana, abriga mesas para conversar, bar, palco e mesas de sinuca. No mezanino, o espaço é dedicado à convivência. Cadeiras e mesas estão no local e servem de ponto de encontro para a gastronomia. O segundo andar é dedicado ao jogo de sinuca. No terceiro e quarto andares os frequentadores podem curtir os shows e a boate da casa.

Fotos: Beto Roma e Brunno Dantas

 

Seja o primeiro a comentar