Bezerra de Menezes – O Musical

“Bezerra de Menezes – o musical” é o novo espetáculo da Cia teatral Mensageiros, que estreia temporada de apresentações passando pela Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, no dia 07 de abril, domingo, às 17h. Com aproximadamente 120 minutos de duração, a peça em formato de musical conta a história de vida do grande missionário da doutrina Espírita, desde o nascimento até a desencarnação.

O espetáculo nasce da pesquisa do historiador e diretor Caíque Assunção e trará figurinos e objetos típicos do Brasil imperial. O cenário, projetado em telão, reconstituirá o Rio de Janeiro do século 19, através de fotos do período, coloridas digitalmente. Tudo isso fará o público se sentir num passado histórico de mais de um século. Em cena, atores abordam a diversidade da história da “humanidade”, da política, da relação humana e seus propósitos em conhecimento e questionamentos diante da fé religiosa.

Dr. Bezerra de Menezes. Foto localizada pelo pesquisador e historiador Caíque Assunção. “Uma das últimas fotos (senão a última) de Bezerra de Menezes. Percebam o quanto ele está, fisicamente, esgotado… bem longe daquela imagem clássica dele”.

A peça propõe o diálogo, os questionamentos, os medos, a fé, o conhecimento, a poesia e a crítica ao estilo de vida a partir do distanciamento da vida comum pré-estabelecida pela sociedade, onde ambiciona contribuir diretamente para a autoanálise de si, do eu com os feitos da história de outros. Aliás, o projeto está saindo do papel graças ao financiamento coletivo que ainda está recebendo contribuições de mecenas e do público em geral.

“Bezerra de Menezes é um grande missionário da Doutrina Espírita, mas, paradoxalmente, sua vida é pouco conhecida. Como político, criou projetos à frente de seu tempo. Como chefe de família, casou-se duas vezes, tendo tido 15 filhos, alguns dos quais desencarnaram antes do pai. Como espírita, reuniu em torno de si as correntes conflitantes de então, conseguindo unificar o nascente movimento espírita brasileiro. Sua trajetória é repleta de episódios muito emocionantes. Sua vida em prol dos mais necessitados é traz grandes exemplos para todos nós. Em suma, trata-se de um missionário, cuja vida, na atualidade, precisa ser conhecida e lembrada por todos”, destaca a Cia teatral Mensageiros.

A música transcendental fica por conta de Marcelo Daimom, Haroldo Mendonça, Ariovaldo Filho e Alexanre Amorim, que levam ao palco cerca de 18 canções que enaltecem o o amor, os sonhos do ser humano e a fé na imortalidade da alma. Os cenários serão projetados com a moderna tecnologia do Lightworks, que reproduzem através de vídeos e imagens ambientes do Rio de Janeiro, do século XIX.


Serviço

Lona Cultural Carlos Zéfiro – Estrada Marechal Alencastro, 4113 – Anchieta, Rio de Janeiro. Data: 07 de abril, domingo. Horário: 17h. Duração: 90. Gênero: Teatro Musical. Classificação: 10 anos. Capacidade: 320 lugares Contato: lonazefiro.cultura@gmail.com. Informações: 2148-0813. Ingressos: R$ 55,00 (meia-entrada solidaria para todos mediante 1kg de alimento não perecível) Bilheteria de terça a domingo, das 11h às 19h. Informações: 2148.0813

 

 

Seja o primeiro a comentar