78: Misticismo, contracultura, política e futebol

24 de junho de 1978. Em pleno Dia de São João, a Seleção Brasileira e a Itália disputam o terceiro lugar na Copa da Argentina, um país que, assim como o Brasil, sofria com a ditadura militar. Este é o cenário de 78, novo romance de Marcelo Cid, que chega aos amantes da boa literatura com selo da editora 7Letras.

A narrativa parte do encontro entre o jornalista esportivo Rafael e o mendigo José Simeão, durante o intervalo do jogo, na esquina “mais famosa de São Paulo”. “O mendigo, considerado louco no ambiente urbano do século XX, poderia ser considerado um sábio místico se estivesse no século XVII”, considera o autor, oferecendo uma chave instigante para a leitura de sua mais recente obra. 78 pode ser interpretado como uma metáfora do constante embate entre modernização e atraso presente na cultura brasileira. No texto, vêm à tona temas como misticismo, religiosidade, futebol, contracultura e política, durante o período da transição democrática brasileira.

As primeiras frases do livro – de 192 e valor sugerido de R$ 48,00 – não deixam dúvidas sobre a importância desse contexto: “Foi no ano dos três papas, o ano da loucura suicida de Jim Jones. Foi no ano em que acabou o AI-5 (…)”. Os contrastes entre avanço e retrocesso, entre misticismo e ciência, entre o rudimentar e o refinado pontuam as páginas do livro. “No Brasil, muitas vezes, o que é antigo é tido como condenável. Este livro fala de resistência, da virtude do que é ancestral”, provoca Cid.

O livro será lançado no próximo dia 07 de dezembro, às 20h, na Galeria de Arte Oto Reifschneider (Asa Norte, Brasília), em Brasília (DF), cidade onde mora o escritor. Marcelo Cid é diplomata em Brasília e escritor. Autor de livros de contos e romances, traduziu obras em latim e é organizador de obras de crítica literária e de uma antologia de literatura. Publicou pela 7Letras, Ateliê Editorial e EDUC. Seu romance Unicórnios foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2011.

Evento no Facebook – https://www.facebook.com/events/150263375611243/

 

Seja o primeiro a comentar