7 maneiras de automatizar tarefas do dia a dia

(Via Linkedin – Por Danilo Barba)

A grande mudança que a automatização digital irá promover é nos livrar de tarefas repetitivas e medíocres, abrindo espaço para que o ser humano se ocupe de tarefas cognitivas mais complexas. Sim, os robôs ainda estão longe de suprir todas as nossas necessidades. Contudo, já dá pra integrar um monte de ferramentas de automação disponíveis na sua rotina, como mostrou Gwen Moran, fundadora do Biziversity, em artigo divulgado pelo portal da revista FastCompany. Basta considerar e a adotar.

Veja a seguir sete atitudes que você pode aderir agora para começar a poupar tempo, energia e dinheiro:

1) Pare de ir ao banco 

internet bankingDesde serviços bancários oferecidos por sua instituição financeira a produtos como Quicken e FreshBooks, é bem provável que você não esteja usando todas as formas que essas plataformas podem tornar sua vida mais fácil. Configure invoices e notas recorrentes para que eles seja emitidos automaticamente, eliminando aquela obrigação toda semana ou final do mês. Aproveite o on-line banking para pagar as contas mais recorrentes automaticamente também, assim pelo menos você economiza o custo de taxas ou juros de atraso.

2) Adote serviços de assinatura (e poupe seu tempo e memória)

pedir comida onlineOdeia ter que pensar no que vai comer para o jantar ou detesta fazer compras no shopping? Para isso existem os serviços de assinatura! Serviços como Stitch Fix, Gwynnie Bee e Bombfell enviam peças de roupa especificamente escolhidas por você com base numa série de questões. No Brasil, o DropBag faz a compra de produtos de higiene pessoal e limpeza no seu lugar, enquanto o Rabixo evita que você pense em ter que comprar cuecas. Alguns cobram uma taxa mensal (o Bombfell não), e você paga apenas pelos itens que escolher ficar. Serviços de refeição como o iFood garantem que você nunca mais tenha que preparar o jantar; enquanto a Lavadeira é uma aplicação que cuida das suas roupas, o Parafuzo é o app definitivo pra dar um jeito na sua casa. Sejam meias, lâminas de barbear ou suprimentos de beleza, hoje em dia com certeza há um serviço que pode e irá enviá-los pra você regularmente. A Amazon, por exemplo, já permite até que você personalize o pacote de assinatura.

3) Encare a rotina sem pensar duas vezes

agenda onlineMuitos apps prometem tornar sua vida mais fácil e mais produtiva, mas dar conta de todos eles pode ser uma tarefa desafiadora. O If This Then That (IFTTT) conecta apps populares e projeta as informações deles para ajudá-lo a acompanhar tarefas, alcançar metas e finalmente entender onde está esgotando mais o seu tempo. Dá pra agendar tarefas recorrentes e até criar lembretes para eventos (como aniversários), gerar listas de compras e contabilizar descontos de varejistas aos quais é afiliado, e até mapear seus exercícios, além de dar um resumo de como você vem gastando seu tempo, caso não seja muito Big Brother pra você. Se você usa Apple então pode conferir o concorrente Workflow.

4) Coloque as tarefas de casa no ‘automático’

automatizacao da casaCaso não tenha percebido, as opções de automatização do lar estão em pleno boom. Com os sistemas inteligentes é possível ajustar luzes, temperatura, segurança e outros sistemas a partir do seu celular. Aspiradores de pó robóticos já livram as pessoas de varrer o chão, e hoje existem até unidades robóticas capazes de dobrar as roupas depois de lavadas em desenvolvimento. O ventilador da Amazon Echo reproduz também músicas, notícias e pode ser usado como smart hub para outros dispositivos da casa. Com o dispositivo você consegue até atualizar a lista de compras apenas falando com a máquina.

5) Escrever é tão 2015…

mensagem de vozMuitas pessoas estão simplesmente parando de digitar para falar mais com seus smartphones. Com a ajuda de softwares como o Dragon Dictate e do VoiceDictation, o dispositivo transcreve cada palavra pronunciada, seja para mandar um e-mail, SMS ou postar nas principais redes sociais. Essas soluções inclusive vêm abrindo novos horizontes em termos de produtividade, já que com ela você pode escrever quando está em trânsito, esperando um voo ou caminhando por aí.

6) Pare de jogar dinheiro pela janela

dinheiroA automação também pode dar uma ótima mão quando o assunto é economizar grana. O Cellfire, por exemplo, é um app que mostra cupons e ofertas que você pode acrescentar no seu cartão de fidelidade do supermercado. Já o Sav@price encontra e notifica os melhores preços e promoções nos supermercados. Outros como o Honey para Google Chrome buscam automaticamente por descontos quando você está fazendo compras on-line e fazem a soma total no checkout.

7) Penso, logo automatizo

ideiaAlguns programas permitem que você configure e grave macros para automatizar tarefas que são simples, mas que consomem um tempo enorme. Se você editar documentos que possuem dois espaços entre sentenças, por exemplo, pode criar uma macro que os converte em um, ou facilmente gerar outra para digitar respostas simples a mensagens de e-mail, ou ainda criar uma “resposta padrão” em serviços como Gmail ou Outlook.

Seja o primeiro a comentar