“40 Anos Esta Noite”, comédia LGBTI+ é sucesso nos teatros do Rio

40 Anos Esta Noite: família homoafetiva é tema central de peça inédita
Elenco: Gisela de Castro, Gabriel Albuquerque , Felipe Cabral e Karina Ramil

Provocador, necessário, intenso, hilário, épico. Assim é o espetáculo teatral “40 Anos Esta Noite”, que após grande sucesso no Teatro Ipanema, volta a cartaz no Rio de Janeiro, com apresentações a preço temporada popular todas as quintas, sextas e sábados, até 26 de maio, no Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, Centro.

Engana-se quem pensa que por se tratar de um tema LGTBI+ vai se deparar com beijos, pegação, etc. A comédia não é assim. A peça foi criada e executada para o teatro com maestria e objetivo de tratar um assunto que necessita atenção, aceitação e respeito: a formação de famílias homoafetivas. O elenco traz Gisela de Castro, Felipe Cabral, Karina Ramil e Gabriel Albuquerque.

Jantar de aniversário no apartamento de Gabriela traz grandes surpresas

O enredo se passa numa sala de jantar onde Gabriela (Gisela de Castro) e sua esposa Clarice (Karina Ramil) se preparam para receber os amigos Bernardo (Gabriel Albuquerque), homossexual recém-assumido, e o namorado dele, o jovem João (Felipe Cabral). No apartamento acontecerá o aniversário de 40 anos de Gabriela, que deseja fazer um pedido especial para Bernardo. Frustrada com as tentativas de gravidez por inseminação artificial, Gabriela pede a Bernardo que a ajude a engravidar de forma natural. Só que o pedido causa uma enorme confusão entre o grupo.

Namorados: Bernardo e João jogam luz sobre aceitação da opção sexual

Numa atuação precisa, emocionante, hilária e real, o quarteto de atores arranca aplausos, gritos, lágrimas ao mostrar a heterossexuais, homossexuais, bissexuais, trans, simpatizantes, que as relações parentais, de gênero e sociais merecem sair da esfera de discussões rasas e ganhar a necessária tolerância na sociedade contemporânea.

Sem caretice peça leva empatia aos problemas enfrentados pela comunidade LGBTI+
Sem caretice peça leva empatia aos problemas enfrentados pela comunidade LGBTI+

Famílias homoafetivas em destaque

Em tempos de “perseguição e cura” gay, em momentos em que a sexualidade tem sido resumida a “menino veste azul e menina veste rosa”, o autor do texto e ator Felipe Cabral uniu a ideia original de Gisele de Castro para colocar gerar uma importante reflexão e empatia em relação aos problemas e crimes que a comunidade LGBTI+ vem sofrendo no Brasil e no mundo.

Para isso, a peça mostra quarto personalidades homossexuais diferentes, mas com um desejo em comum: formar uma família. Quando o assunto é casamento, desafios em meio a homofobia, medo e vontade a individualidade dos personagens levanta debates históricos-culturais que têm a comédia – de soltar gargalhadas – dando leveza ao tema.

Clarice e Gabriela querem ter um bebê por inseminação artificial

Para o diretor da peça Bruce Gomlevsky, é uma honra abordar temas profundos e polêmicos fazendo o público refletir sobre os novos tempos de forma natural. “O amor é o tema principal o amor”

O espetáculo ficou em cartaz em janeiro e fevereiro deste ano em Ipanema, bairro gay-friendly do Rio de Janeiro, onde foi sucesso de público e crítica.

Fotos da matéria: Dalton Valerio – Gustavo Otero – Sabrina Paz


SERVIÇO
40 ANOS ESTA NOITE
Elenco: Felipe Cabral, Gabriel Albuquerque, Gisela de Castro e Karina Ramil
Temporada: 03 a 26 de maio de 2019
Horários: Sexta-feira e Sábado – 19h30 / Domingo – 18h
Local: Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/nº – Centro)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos
Telefone: (21) 2332-9166 / 2332-9257

1 Trackback / Pingback

  1. [BLOCKED BY STBV] Espetáculo LGBTI "40 anos esta noite" vira livro | Cultura e Entretenimento - Valor Atemporal