Horizontes: Itaipava, luxo na região serrana do Rio de Janeiro

Por Flávia Passos*

Sexta feira na cidade maravilhosa, fim de tarde, temperaturas amenas. O  inverno acabou mas ainda  bate aquela vontade de pegar a estrada, cabelos ao vento e cheirinho de mato .  Ai você se pergunta, por que não?

Localizado há pouco mais de uma hora do Rio, coladinho a Petrópolis, o distrito de Itaipava é desde sempre um ótimo (e badalado) refúgio de final de semana, com gastronomia de primeira, hotéis e pousadas de extremo bom gosto e visual de tirar o fôlego. E já que é pra ficar sem ar, resolvi fazer um tour pelas cinco  pousadas mais luxuosas da região pra encerrar com chave de ouro meu projeto Um Inverno Por Dia. Cada uma conta com uma particularidade, mas todas, sem exceção, são de encher os olhos,  e causar uma experiência pra ficar na lembrança.

parador santarem itaipava

Comecei por um lugar que conheci há uns 10 anos, fui duas ou três vezes, no máximo, mas nunca me esqueci: Parador SantarémLogo na entrada, um grande portão remete ao clima do que um dia o lugar já abrigou, uma típica casa de campo luxuosa.  Após o falecimento do antigo proprietário, o finado Laerte, o local chegou a ser administrado pelo grupo Marina, ficou um tempo fechado, e pra nossa felicidade acaba de reabrir.

10530677_10202431622137483_7612891955670657651_nA primeira impressão é de um lugar extremamente exclusivo. Um lago  integrado a uma piscina super azul chamam atenção, e um charmoso bangalô onde funciona o restaurante completa o visual.  Ao entrar  na sede, com 14 suítes, é possível perceber  que o lugar ainda tem cheirinho de casa de campo, o que dá um charme todo especial. Mas claro, uma casa de campo para poucos, com quartos amplos e  uma suíte presidencial que já abrigou personalidades nacionais e internacionais. O restaurante é um capítulo a parte, debruçado ao lago, e ganha uma iluminação toda especial com velas a noite, e o que parecia não dar pra ficar melhor,  ganha ares de filme de romance.  Imperdível.

pousada-les-roches-22300174365613857Mais nova e integrante do guia Roteiros de Charme, está a Pousada Les Roches,   no Vale do Cuiabá. Tão exclusiva quanto a Parador, foi lá que eu comi um dos melhores, se não o melhor bacalhau da minha vida, no próprio restaurante da pousada.  A estrutura funciona com quatro suítes e dez chalés daqueles em que você entra e não tem mais vontade de sair, com lareira e lençóis com alguns milhares de fios.   Como eles ficam afastados da sede, a sensação de estar no meio do mato aumenta, e é possível avistar as montanhas mais altas. Uma varandinha super charmosa e, claro, uma rede, completam o clima.

 

Mas a  difícil missão de sair do quarto pode se tornar tão agradável quanto, já que a pousada conta ainda com um mini SPA com massagens e uma hidromassagem super charmosa, próxima a piscina e em meio a um belo e amplo jardim. Mais uma da série preciso voltar.

les rochesBem próximo a Les Roches, ainda no Vale do Cuiabá, está a também imperdível Quinta da Paz. Localizada numa enorme colina, é daquelas em que você não sabe se fica no quarto, na piscina com estrutura de bar ou em um dos bangalôs super charmosos ao ar livre. Difícil escolha, já que todos os ambientes são extremamente bem cuidados e de muito bom gosto.

www.tankamana.com.brUm pouco mais distante dali, a Tankamana é daquelas em que você chega a se questionar no percurso se será possível sair para tomar um vinho e acertar o caminho de volta. Mas depois que os portões se abrem você só consegue pensar em uma coisa: uau! Ninguém precisa sair deste lugar antes que o tempo se esgote.  Os chalés  no meio do mato remetem a um clima mais rústico do que as anteriores, porém não menos luxuosos, com ofurô ou hidro, varandinha com cara de mirante e rede para esquecer da vida. Mas a vida lá fora também merece grande destaque. Um enorme jardim leva a uma piscina redonda no meio do vale, com muito verde e as incríveis bromélias da região.

O restaurante também é um capítulo a parte, com paredes de vidro dando vista para um jardim. Mas a coroação de um dia perfeito é mesmo numa deliciosa piscina de água corrente, com uma passagem subaquática para a sauna.  E quando você acha que não pode faltar mais nada, ainda se depara com uma grande hidromassagem, no topo de toda essa estrutura, com vista para o verde e as montanhas.

Bomtempo resortA última visita do meu tour, e não menos impressionante, é o Bomtempo Resort. Com uma proposta mais familiar, porém sem perder o clima romântico, o lugar é propício a prática de aventuras e esportes. Foi o primeiro resort temático de tênis do país, e eleito um dos melhores resorts do Brasil para se ir com crianças. Atualmente conta com quatro quadras de tênis, além de squash, pádel e campo de futebol.  Também tem uma enorme programação de aventuras, como  tirolesa, cachoeira  e monitores preparados para os pais também poderem aproveitar o momento a dois, que pode ser no restaurante, em uma das piscinas, SPA,  ou mesmo num incrível ofurô com vista para o céu e as estrelas. Terminei meu dia disposta a me organizar para passar ao menos um final de semana inteirinho  em cada uma delas. Por que luxo mesmo, é usufruir  o tempo da melhor forma possível.   Seja no inverno ou no verão.

Agradecimento especial a empresa receptiva da região Pquatrom – (24) 2222-3464|(21) 98859-1980 – atendimento@pquatrom.com.br

*Flávia Passos é jornalista e idealizadora do projeto do Instagram “Um Inverno Por Dia”, que registrou todo o inverno do Rio, pelo olhar de cariocas apaixonados. 

Um Inverno por dia

 

Seja o primeiro a comentar