Horizontes: Cresce o número de brasileiros que viajam pelo Brasil e exterior

A quantidade de brasileiros que realizam viagens para destinos nacionais e internacionais tem crescido a cada ano. Segundo dados da Finaccord, somente em relação às viagens para o exterior foi registrado um crescimento de 7% entre 2009 e 2013. Sendo que a sua maioria esteve relacionada às férias, representando 7,9%, contra 3,7% de viagens a negócios. Os meses em que os brasileiros mais usufruem de passeios para fora do país são Janeiro, Dezembro e Julho.

Dado da Associação Internacional de Empresas de Transporte Aéreo mostra que em dez anos aumentou de maneira expressiva a quantidade de brasileiros que viajam de avião. Há 10 anos eram 30 milhões que utilizavam esse tipo de transporte, enquanto atualmente já somam 113 milhões. Sendo assim, o crescimento gira em torno de 10% ao ano. Levando esse dado em consideração, a expectativa é de que em 2024 já sejam 200 milhões de brasileiros viajando por meio de passagens aéreas.

Segundos especialistas, isso ocorre por conta dos baixos preços das passagens, do conforto e ainda investimentos que estão sendo realizado nos aeroportos brasileiros. De acordo com o Ministério do Turismo, outra situação que trouxe melhorias aos brasileiros foi o aumento na formalização do trabalho, desta forma, é possível tirar férias remuneradas, o que traz mais facilidades para as viagens.

Destinos mais procuradosFavoritos

De acordo com levantamentos, os destinos mais procurados são EUA, com 22,6% e, em segundo lugar, a Argentina com 15,4%. Em relação à Europa, os lugares mais visitados são Portugal e França. Para a Organização Mundial do Turismo, a grande procura pelo exterior, deve-se às melhorias na renda dos brasileiros, além de diversas iniciativas que têm favorecido o crédito e o turismo.

No Brasil, os lugares mais procurados estão no Nordeste, sendo 44% segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE). Ainda de acordo com uma pesquisa realizada por todo o país pelo Ministério do Turismo, Salvador é o destino mais desejado para esse verão. Devido à alta procura, as festividades de final de ano começam no dia 28 de dezembro na capital baiana e finalizam no dia 4 de janeiro.

Já as viagens para o exterior se mantêm forte, apesar da alta do dólar, os pacotes oferecidos ainda estão com um bom preço para pousadas, hotéis, resorts, cruzeiros marítimos, passagens aéreas, entretenimento, passeios e muito mais.

E para ter tranquilidade durante a sua estadia longe de casa, opte por ter em mãos um cartão de assistência de viagem, serviço prestado pela ITA Travel Card que fornece ao viajante atendimento médico-odontológico emergencial, coberturas para extravio de bagagens e atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre tantos outros benefícios.

Seja o primeiro a comentar